Algumas vezes percebemos o cachorro com mau hálito, que mais parecem um dragão não é mesmo?
E mesmo mantendo uma alimentação saudável esse cheiro ruim aparece na boca dos nossos animais.
Muitos donos acreditam que este seja um cheiro normal do animal, mas isso pode ser um sinal de que a saúde do seu cão não anda bem.
Enfim um dos principais problemas encontrados que deixam seu cachorro com mau hálito é já um velho conhecido nosso, o tártaro.
Isso mesmo, assim como nos humanos, os animais também sofrem com esse problema e os motivos são os mesmos que os nossos, falta de escovação dos dentes.
Escovando os dentes.
Isso pode parecer estranho no início, mas sim, os animais também precisam ter os dentes escovados pelo menos a cada dois dias (no mínimo) para animais dóceis e nos casos de animais serem mais agitados, deve-se fazer pelo menos uma vez por semana.
Acostume seu animal desde filhote a esse procedimento diário, que ao chegar à fase adulta será mais fácil você continuar.
O melhor dos mundos seria fazermos diariamente, mas pode ser bem estressante para o cão.
De qualquer forma desse jeito já se consegue uma boa higienização.
Vale lembrar que os animais comem a pasta no momento da escovação, sendo assim, existem pastas dentárias específicas para eles.
Assim como escovas de dentes, mas você pode utilizar também escovas de dentes infantis bem macias para não machucar as gengivas.
Brinquedos, petiscos e uma boa alimentação.
Outras maneiras de auxiliar a remoção do tártaro é fornecer brinquedos e petiscos específicos que auxiliam a remoção através da mastigação e mordida.
Existem diversos produtos no mercado pet que contém essa indicação, como ossos e palitos específicos.
E claro, uma boa alimentação, melhora não só o mau hálito mas mantém a saúde em dia também.
No caso das rações, prefira as secas que ajudam através da mastigação a reduzir o tártaro e consequentemente o mau hálito. Evite dar sobras de comidas, ou a mesma alimentação que você consome, isso pode lhe causar outras complicações.
Lembre-se da importância de manter a higienização bucal do seu animal, pois o tártaro pode provocar uma série de outras complicações, e tornar o tratamento mais difícil, muitas vezes sendo necessário intervenção cirúrgica por parte de um veterinário.
Tártaro e suas complicações.
Muitas vezes o tártaro pode evoluir para doenças mais graves como as gengivites e causando abscessos subcutâneos.
Neste caso é indicado um procedimento chamado de tartarectomia, que consiste na remoção da placa bacteriana realizada através de um profissional veterinário.
Por isso lembre-se o melhor remédio é sempre a prevenção, mantenha as consultas ao veterinário em dia, e sempre que perceber um odor desagradável na boca do seu animal procure seu veterinário, para um diagnóstico preciso.
Seu animal vai agradecer seu cuidado e carinho.
Ótima explicação sobre o tártaro e como evitar.
Acabou o mau cheiro na boca da Mel e da Toffee. Maravilhoso!
Acabou o mau cheiro na boca da Mel e da Toffee.
Maravilhoso!