De verdade, não há quem não se apaixone por um lindo filhote, não é mesmo?
Seja gato ou cachorro, todos são umas fofurinhas, mas é preciso tomar alguns cuidados com relação a filhotes.
E não apenas relacionado às vacinas, mas no convívio de uma maneira geral.
Segue abaixo algumas dicas para você cuidar bem do seu filhote.
Preparando o ambiente para o filhote
Pode parecer estranho, mas preparar o ambiente em que você vai receber seu filhotinho faz toda a diferença na adaptação dele em seu novo lar.
Cães
Para os que estão adquirindo um cachorrinho o ideal é já conseguir um local calmo sem muita movimentação, pois eles ainda estarão se adaptando a rotina da casa.
Compre uma caminha ou uma casinha para cachorro, nos primeiros dias é normal que eles ainda chorem um pouco.
Por isso é importante que eles tenham um lugar para ficar, a dica aqui é não levar para sua cama mesmo que o choro persista, algumas regras já precisam ser impostas desde os primeiros dias de convívio.
Não coloque a caminha em local com muita umidade, pois eles estavam acostumados a dormir sempre com o calor da mãe e irmãos.
Para que ele se sinta mais confortável deixe a caminha bem aconchegante e quentinha. Com cobertores ou ursinhos de pelúcia.
Se preferir o tutor pode deixar uma camiseta junto da caminha assim o cão já vai se acostumando com o cheiro do dono.
Coloque água e ração sempre próximos de onde ele dorme. Não deixe ração a vontade, pois isso, é a causa de muitos cães se tornarem obesos.
Deve-se pensar também no local onde será o banheiro do filhote, evite deixar próximo do local onde ele come e dorme.
Existem produtos e tapetes específicos além de higiênicos, ajudam a ensinar o animal o local correto de fazer suas necessidades.
Gatos
Agora se você está pensando em ter um gatinho, se atente a essas dicas.
Apesar de serem animais muito independentes, os gatos ainda assim precisam de cuidados, especialmente na fase de filhotes.
Relacionado a sua alimentação, gatos precisam se alimentar com mais frequência pois gastam mais energia principalmente na fase de filhote.
Opte sempre por rações de qualidade que são ricas em proteínas, vitaminas e todos os nutrientes que ele vai precisar após a fase do desmame, rações secas para filhotes e sachês, evite dar leite ao gato.
Mantenha sempre o pote de água cheio. Se possível espalhe mais de um pela casa, sempre um a mais do que o números de gatos da casa, gatos costumam ter alguns problemas renais que são facilmente prevenidos fazendo uso de rações de qualidade e principalmente uma boa hidratação.
Ainda sobre a água, se possível troque o pote de água por essas fontes próprias para gatos. Eles adoram água em movimento além de estimular ainda mais o consumo.
Gatos são animais muito curiosos, por isso espalhe pela casa algumas tocas, esconderijos, “armadilhas”, assim ele irá se divertir.
E claro não se esqueça da caixa de areia, gatos são animais extremamente limpos, por isso mantenha a caixa de areia sempre limpa e higienizada e longe do local da alimentação.
Cuidado com os sofás e outros móveis ou objetos que eles possam arranhar, tenha arranhadores espalhados pela casa, isso irá lhe poupar algumas dores de cabeça.
Gatos tem por sua natureza hábitos noturnos, desta forma é comum uma maior atividade do bichano de noite.
Cuidados extras com filhotes
Evite alterar a alimentação do filhote nas primeiras semanas, caso haja necessidade comece devagar na proporção de 80/20 e vá aumentando durante as semanas.
Tomadas e fios espalhados pela casa, atrás de móveis podem representar riscos aos filhotes, pois eles tem o costume de morder e podem facilmente se machucar ou acabar se enrolando neles durante as brincadeiras.
Os filhotes costumam dormir bastante, então evite ficar acordando o tempo todo.
Cuidado com as crianças, filhotes não são brinquedos. Os filhotes ainda são frágeis e acidentes podem acontecer.
Cair da cama ou do sofá, acidentes assim podem ser fatais para um filhote.
Os filhotes são muito curiosos, por isso evite deixar produtos de limpeza, plantas e qualquer coisa pequena que seja facilmente carregada ou quebrada.
Qual filhote escolher?
Caso você não tenha nenhuma restrição quanto a cães ou gatos a dica é a seguinte:
Se ficar a maior parte do tempo fora de casa, os gatos são a opção mais acertada.
Como dissemos acima, eles são mais independentes e se viram muito bem sozinhos no dia a dia.
Agora se você já quer aquele amigão de toda hora, que vai ficar abanando o rabo quando ouvir o barulho do carro chegando, com certeza a opção certa para você é um cachorro.
Apesar que o meu gato quando escuta o alarme do carro já sai na sacada pra miar.
Mas lembre-se os cachorros demandam um cuidado mais próximo do que um gato.
De qualquer forma sendo Gato ou Cachorro não importa, o importante é sempre dar carinho, atenção e o respeito que eles merecem.
E se possível adote, existem muitos animais procurando um lar pra morar.
Pingback: Cuidado com animais em época de festas - LPvet
Pingback: Quando eu devo castrar meu animal? - LPvet
Pingback: Vacinação animal é importante? - LPvet
Amei as dicas!